Por que "menas" está errado?
- Professor Noronha
- 10 de fev.
- 2 min de leitura
A língua portuguesa está repleta de pegadinhas gramaticais que confundem até os mais experientes. Uma dessas dúvidas frequentes é sobre o uso de "menos" e "menas". Afinal, qual é a forma correta?

"Menas" existe?
A resposta direta e objetiva: não! A palavra "menas" não faz parte da norma culta da língua portuguesa. Embora seja bastante utilizada em conversas informais em algumas regiões do Brasil, ela não é considerada correta na gramática normativa.
Por que "Menos" é a única opção correta?
O termo "menos" é um advérbio de intensidade e também pode funcionar como pronome indefinido ou preposição, dependendo do contexto. No entanto, o mais importante a se lembrar é que "menos" é invariável, ou seja, não sofre flexão de gênero ou número. Assim, independentemente do substantivo que acompanha, sempre usaremos "menos".
Exemplos corretos:
Eu tenho menos dinheiro do que gostaria.
Hoje há menos pessoas na reunião.
Precisamos gastar menos tempo com distrações.
Por que algumas pessoas dizem "Menas"?
A palavra "menas" surge, muitas vezes, por influência da concordância com palavras femininas. Como estamos acostumados a flexionar adjetivos e pronomes para concordar com o gênero do substantivo (por exemplo, "bonito" e "bonita"), algumas pessoas acabam aplicando essa lógica equivocadamente a "menos". No entanto, esse termo deve permanecer inalterado.
Como evitar o erro?
A melhor forma de evitar o erro é lembrar-se de que "menos" nunca muda. Se estiver em dúvida, tente substituir por outro advérbio invariável, como "mais". Como não falamos "mas" (sem o "i") para o feminino, também não deveríamos usar "menas".
Conclusão
Embora "menas" seja bastante comum na linguagem oral informal, seu uso não é correto dentro das regras da língua portuguesa. Para se comunicar de maneira adequada em situações formais, lembre-se sempre de utilizar "menos", independentemente do gênero do substantivo ao qual ele se refere.
E você, já ouviu alguém falando "menas"? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Me siga para outros conteúdos:
Conheça meus cursos:
Comments