Tem ou Há: Qual é o certo?
- Professor Noronha
- 10 de fev.
- 1 min de leitura
A língua portuguesa está repleta de dúvidas gramaticais que podem confundir até mesmo quem já domina bem o idioma. Uma dessas questões frequentes é sobre o uso de "tem" e "há". Afinal, quando usar cada um?

Quando usar "Tem"?
A palavra "tem" é uma forma do verbo "ter", que indica posse ou existência em frases na terceira pessoa do singular (ele/ela tem). Quando usada no plural, a forma correta é "têm" (eles/elas têm).
Exemplos:
Ele tem um carro novo.
Maria tem muitas dúvidas sobre esse assunto.
Eles têm aulas de português às terças.
Quando usar "Há"?
"Há" é uma forma do verbo "haver" utilizada para indicar existência ou tempo decorrido. Ele deve ser usado sempre no singular, pois não tem forma plural nesse sentido.
Exemplos:
Há muitos livros na estante. (equivalente a "existem")
Há dois anos viajei para o exterior. (equivalente a "faz")
Erro comum: "Tem" no lugar de "Há"
Muitas pessoas acabam trocando "há" por "tem" ao indicar existência ou tempo decorrido, mas isso é um erro. Lembre-se de que "há" é a forma correta nesses casos.
Errado: Tem muito tempo que não te vejo.Correto: Há muito tempo que não te vejo.
Errado: Tem dois anos que moro aqui.Correto: Há dois anos que moro aqui.
Conclusão
Saber diferenciar "tem" e "há" pode evitar erros gramaticais e tornar sua comunicação mais clara. Use "tem" para indicar posse e "há" para indicar existência ou tempo passado. Agora que você já sabe a diferença, compartilhe essa dica e ajude outras pessoas a escreverem corretamente!
Me siga para outros conteúdos:
Conheça meus cursos:
Comments